Buscar

Conforme a composição do meio de cultura Ágar MacConkey e Ágar BHI qual meio favorece o crescimento de E. coli e Staphylococcus aureus? e porque

💡 4 Respostas

User badge image

raissa rodrigues

O Ágar MacConkey é um meio de cultura destinado ao crescimento de bactérias gramnegativas. Isso ocorre porque ele possui em sua composição duas substâncias que inibem o crescimento de bactérias gram-positivas: ácido biliar e cristal violeta. Assim, ele favorecerá somente o crescimento de bactérias gram-negativas. Dentre aquelas espécies bacterianas que estudamos no curso até agora (01.05.2017), esse meio é utilizado para o crescimento de membros da família Enterobacteriaceae e Pseudomonas aeruginosa. As exceções (dentre aquelas vistas em aula), isto é, espécies que não crescem neste meio mesmo sendo gram-negativas, incluem membros da família Pasteurellaceae: a Pasteurella multocida, a Mannheimia haemolytica (cresce muito mal), o Avibacterium spp, Actinobacillus pleuropneumoniae (outras espécies de Actinobacillus podem crescer), e o Haemophilus parasuis. Assim, em termos de diagnóstico, esse é o meio preferido para isolamento de Enterobactérias e Pseudomonas. Ele também irá separar os microorganismos em fermentadores de lactose ou não por mudança de cor do meio (bactérias lac - e lac +) (pois possui lactose em sua formulação, além de um indicador de pH). Essa separação em lac+ e lac- também auxilia na identificação: E. coli, por exemplo, é Lac +, e Salmonella e Pseudomonas são Lac -.

1
Dislike0
User badge image

Isabella Silva

Ágar MacConkey é um meio enriquecido que com um teste de desgaste simples vai crescer qualquer bacteria que entrar em contato por ser muito enriquecido e o BHI é um meio de cultura com certa seletividade sendo que pode haver o não crecimento da bacteria que você fizer o teste de desgaste.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um meio de cultura é uma técnica laboratorial (vide microbiologia ) constituída por um gel ou solução contendo os nutrientes necessários para permitir, sob condições favoráveis de pH e temperatura, o crescimento de vírus, microrganismos, células, tecidos vegetais ou até mesmo plantas pequenas. Dependendo do que você deseja cultivar, o meio exigirá algumas ou outras condições. Eles geralmente são secos sob a forma de pó fino ou granulado antes de serem preparados; já preparados podem estar em estado sólido, semi-sólido ou líquido.

O objetivo final da cultura é variado: antibiograma, identificação, multiplicação. Um dos sistemas mais importantes para a identificação de microrganismos é observar o seu crescimento em substâncias alimentares artificiais preparadas em laboratório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais