Buscar

Vcs tem alguma análise completa dos incisos do art. 5 da cf/88?

💡 2 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

O Brasil passou cerca de vinte anos sob o comando do governo militar. Na época, não havia liberdade de expressão, proibia-se a manifestação de opiniões contrárias ao regime.

Apenas em 1988, depois de várias emendas constitucionais, o Brasil promulgou sua Constituição Federal definitiva.

Ela expandiu os direitos dos cidadãos e permitiu a criação de várias garantias fundamentais, tendo sido chamada por isso de Constituição cidadã, com viés mais democrático.

Em seu artigo 5º, há vários princípios relacionados aos direitos e garantias fundamentais. Ele começa ressaltando a importância da igualdade, ao dispor:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)

Traz consigo 78 incisos e quatro parágrafos, além do caput, que garantem o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à moradia e à segurança. Além disso, autorizam a execução dos cultos religiosos, independente da religião escolhida, bem como, a liberdade para qualquer cidadão recorrer à justiça, quando for necessário.

Com a leitura do caput, verifica-se que os brasileiros e estrangeiros residentes no País devem ser protegidos pela lei, ou seja, os estrangeiros que estejam no Brasil também estão amparados pelos direitos e garantias do artigo 5º. Alguns doutrinadores entendem que essa proteção abrange ainda as pessoas jurídicas.

O direito à vida garante a integridade física e moral, impede que uma pessoa seja torturada, exposta a afrontas a sua honra ou tenha sua vida tirada por outra pessoa.

A liberdade do cidadão é garantida pelo direito de ir e vir, de escolha de sua religião, bem como de expor suas opiniões com argumentos e justificativas.

Além disso, através do princípio da igualdade, proíbe que ocorra discriminação de qualquer tipo. E passa a tratar de forma diferenciada os desiguais, numa tentativa de equipará-los aos mais fortes. É o que chamamos de igualdade material.

O art.5º contempla também a segurança para todos. De tal modo que, os crimes e penas devem ser definidos em lei de acordo com quem cometera. Não obstante, um cidadão só pode ser preso por flagrante delito ou por ordem judicial, caso contrário, a prisão será considerada ilegal.

Por fim, o afamado artigo garante que todo cidadão tem direito à propriedade particular.

Quando qualquer dessas garantias é infringida, o cidadão pode e deve recorrer ao Judiciário para saná-la.

1
Dislike0
User badge image

Lorena Leão

NAO

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais