Buscar

o que é controle de constitucionalidade difuso

💡 2 Respostas

User badge image

fran

Controle de constitucionalidade difuso é uma das espécies de controle de constitucionalidaderealizadas pelo poder judiciário. Define-se como um poder-derole de constitucionalidade difuso foi previsto em leis federais após a proclamação da República em 1891.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Controle de Constitucionalidade é o mecanismo de verificação da constitucionalidade de determinada lei ou ato normativo, devendo ser verificada e corrigida qualquer eventual lesão de direitos fundamentais previstos na Constituição, com vistas à preservação da supremacia da Constituição em relação a possíveis arbitrariedades emanadas do legislador.

Quando realizado pela forma difusa, estamos diante de um pronunciamento jurisdicional que pode ser realizado por todos os órgãos jurisdicionais quando provocados por qualquer ação judicial que julgue um caso concreto.

No controle difuso, a declaração de constitucionalidade produz efeitos apenas entre as partes.

Especificamente em relação aos tribunais, a Constituição Federal prevê no seu artigo 97 a denominada reserva de plenário ou cláusula full bench:

Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os Tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais