Buscar

Biologia membrana

"Tipo de transporte onde a membrana plasmática participa do processo que engloba as substâncias transportando-as para o interior da célula. A ____________ pode ocorrer entre substâncias sólidas e este processo é conhecido por fagocitose ou diluídas conhecido por pinocitose."​

💡 3 Respostas

User badge image

Suzi Zorzan

Endocitose

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Estamos falando da Endocitose. Em células de organismos unicelulares ocorrem processos que permitem a entrada de partículas do meio externo para o interior da célula permitindo, assim, a alimentação do organismo. Esses processos são chamados de endocitose, ou transporte em quantidade. Já nos organismos multicelulares a função não é alimentar, e sim defesa. A endocitose pode ocorrer por meio da fagocitose ou da pinocitose.

O mecanismo mais comum de endocitose é a fagocitose , que envolve a introdução de um sólido no meio intracelular. Estes podem ser: uma molécula grande, uma partícula ou um micro-organismo, por exemplo; bactérias , poeira atmosférica, células ou detritos celulares.

Primeiro a partícula é suportada numa área da membrana da célula produzindo uma invaginação , para entrar na célula, estrangulando, deixando o entrou envolvido na membrana plasmática , a formação de uma vesícula chamado fagossoma , ela é criada pelo citoesqueleto.

O fagossomo se funde com os lisossomos , formando um fago lisossomo, as organelas responsáveis pela realização da digestão celular. Geralmente é uma função de defesa quando há agressões externas ou renovação de tecidos orgânicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais