Buscar

Se uma mulher se omiti a denunciar que seu marido estuprou a própria filha, a mulher deve responder por qual crime?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiza Barros

Estupro.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime comissivo por omissão também chamado de omissivo impróprio está previsto no artigo 13 §2º do Código Penal que dispõe:  A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:

        a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; 

        b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; 

        c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado. 

Com a leitura observa-se a figura do garantidor, isto é, a pessoa que segundo a lei tem a obrigação e pode evitar o resultado. O crime comissivo por omissão em seu tipo legal menciona uma ação que é violada por uma omissão praticada por um agente descrito na lei. Exemplificando: A mãe em relação ao seu filho tem o dever legal segundo o poder familiar de dar alimentação adequada. Diante disso, se uma mãe dolosa ou culposamente deixa de alimentar o seu filho ela poderá responder por homicídio doloso ou culposo caso seu filho venha a morrer em virtude de sua omissão imprópria. 

Dessa maneira como a mulher (mãe) se omitiu e ela tinha o dever de agir, pois, era garantidora, ela responderá pelo crime de estupro (ou estupro de vulnerável/ depende da idade e das condições dessa filha) na forma omissiva imprópria. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais