Buscar

As Normas Autônomas têm coerção? O que diferencia Normas Autônomas de Normas Dependentes?

💡 2 Respostas

User badge image

Wylma Tomas

é a célula do ordenamento jurídico (corpo sistematizado de regras de conduta, caracterizadas pela coercitividade e imperatividade). É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.

A compreensão da norma jurídica somente é possível a partir da noção de ordenamento jurídico, isto porque a eficácia da norma e a institucionalização da sanção dependem da pré-existência de um ordenamento jurídico.

Não existe nenhuma norma juridicamente válida sem a existência de um ordenamento jurídico correspondente, apesar de ser possível a discussão acerca da possibilidade da norma jurídica ser ou não ser justa ou eficaz independente da sua validade

2
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Tanto as normas autônomas quanto as normas dependentes são dotadas de coerção, pois se tratam de normas jurídicas, cujo poder estatal se mostra independentemente dessa classificação.

A diferença entre essas espécies de norma é objetiva: enquanto as normas autônomas possuem sentido completo, não dependendo de nenhuma outra para que sua ordem seja emanada e compreendida (ex: lei que revoga outra lei), as normas dependentes exigem a combinação delas com outras normas para que se chegue à disciplina que elas estatuem, como é o caso das chamadas normas abertas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais