Buscar

Direito Constitucional - Quais os fatos que podem justificar o impeachment?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Linhares

Amigo, na atual conjuntura politica a qual nos encontramos, todos os fatos levam a isso, kkkkkk

3
Dislike0
User badge image

dionezia joaquina

se o congresso rejeitar as contas da presidente durante seu mandato, poderá qualquer cidadão pedir a câmara abertura de processo de impeachment.

está na página da uol. 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito Constitucional.


Em todo Estado Democrático, é necessário que a população escolha um representante. Em alguns países como o Brasil, esse representante eleito permanece no poder por 4 anos consecutivos. Todavia se o presidente proceder irregularmente praticando atos que firam a Constituição Federal, este mesmo deve ser retirado do poder através do Impeachment. Para tanto a lei que trata do Impeachment é a Lei 1079/50 | Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, que em seu Artigo 4° especifica quais condutas são consideradas crimes e, especificadamente, contra: A existência da União; O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; A segurança interna do país; A probidade na administração; A lei orçamentária; A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos; O cumprimento das decisões judiciárias.


Portanto, os fatos que justificam o impeachment são os crimes de responsabilidade que lascerar diretamente a Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais