Buscar

Qual o mecanismo para liberação de insulina?

💡 3 Respostas

User badge image

Pierre Jpb

É produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, do pâncreas endócrino. Atua numa grande parte das células do organismo, como nas células presentes no fígado, em músculos e no tecido adiposo, contudo não atua em células específicas cujos transportadores membranares não são sensíveis à insulina, como é o caso das células nervosas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A insulina pode ser definida como um hormônio produzido e excretado por meio das células beta dos ilhéus de Langerhans do pâncreas. A insulina intervém no uso metabólico dos nutrientes, principalmente com o anabolismo dos carboidratos.

Primeiro, a pré - insulina é criada por um ribossomo no retículo endoplasmático rugoso (RER), que se torna a pró-insulina. Este é importado para o aparelho de Golgi, onde é modificado, removendo uma parte e juntando os dois fragmentos restantes por pontes de dissulfeto.

A primeira fase da liberação de insulina é desencadeada rapidamente em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue. A segunda fase produz uma liberação sustentada e lenta das vesículas recém-formadas que são ativadas independentemente da quantidade de açúcar no sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais