Buscar

literatura infantil

A citação a seguir aponta o crescimento da publicação dos quadrinhos para crianças. 
  
“Um grande número de recontos e adaptações de textos já consagrados pela crítica ganhou o mercado nos últimos anos. Da narrativa oral africana para a escrita, de obras da literatura universal para produções com texto mais enxuto, voltadas para o leitor menos experiente, de romances mais atuais para histórias em quadrinhos, sem falar em filmes que saíram das telas e ganharam as páginas do livro, são inúmeras as adaptações. Se verificarmos esse percentual nos últimos anos, esse dado fica ainda mais claro ao observador que se depara com o crescimento de textos que ganharam a roupagem dos quadrinhos. Aproximadamente, 1300 títulos de literatura infantil e juvenil produzidos em 2011, foram inscritos pelas editoras para concorrer ao Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sem contar os outros livros publicados”. 
  
RICHE, Rosa Cuba. Literatura e quadrinhos: linguagens em diálogo. XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 2226-2239, 2012. 
  
A partir dos nossos estudos, responda: como deve ser visto esse crescimento dos quadrinhos para crianças? Assinale a alternativa que traz a resposta mais completa para esse questionamento:

   

Deve ser visto com otimismo, pois representam mais obras sendo oferecidas para crianças.

   

Devem ser vistos com pessimismo, pois elas representam uma afastamento de textos literários verdadeiros.

   

Deve ser visto com preocupação, pois muitos quadrinhos sem qualidade podem ter sido publicados

   

Não deve ser visto, pois é um dado que não é importante e pertinente para os estudos de literatura infantil.

   

São números pequenos que não representam nenhum avanço para as publicações do segmento.
 

💡 9 Respostas

User badge image

Ana Oliveira

Resposta Correta:

 

Deve ser visto com otimismo, pois representam mais obras sendo oferecidas para crianças.

3
Dislike0
User badge image

Jonas Gonçalves

,juykgtukfgkuyukylguly

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em relação ao aumento da quantidade de quadrinhos para as crianças, podemos perceber que a primeira alternativa está correta. Com o aumento de quadrinhos, aumenta as obras que são oferecidas as crianças e isto é algo a se ver com otimismo.

Assim, podemos eliminar as outras alternativas, já que este fato não deve ser visto com pessimismo, pois os quadrinhos podem aproximar as crianças de diferentes tipos de obras literárias, sendo apenas uma porta de entrada. Também não precisa ser visto com preocupação, já que é alfo favorável a educação das crianças. Os dados, por sua vez, são muito relevantes e devem ser analisados, assim como são números expressivos que mostram avanços nas publicações.

Portanto, a primeira alternativa que diz que o aumento do número de quadrinhos deve ser vista com otimismo está correta.

**

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais