Buscar

Quais os efeitos da decisão proferida por juízo incompetente?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabrielly Cardoso

Os efeitos da decisão proferida pelo juízo absolutamente incompetente submeteram-se a significativas modificações com o NCPC, em especial quanto ao art. 113, § 2.º2 do CPC/73, cuja previsão normativa atribuía nulidade aos atos decisórios proferidos por Juízo absolutamente incompetente.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Todas as decisões proferidas pelo juízo competente terão seus efeitos conservados até que o juízo efetivamente competente estabeleça de forma diversa. Assim, não serão as decisões anuladas, em regra, dependendo de determinação nesse sentido por parte do juiz competente para julgamento da causa (art. 64, §4º, do CPC):

"Art. 64. A incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação.

[...]

§ 4º Salvo decisão judicial em sentido contrário, conservar-se-ão os efeitos de decisão proferida pelo juízo incompetente até que outra seja proferida, se for o caso, pelo juízo competente."

Lembramos que a citação válida induz à litispendência, torna a coisa litigiosa e constitui o devedor em mora, ainda que tenha sido determinada por juízo incompetente (art. 240, do CPC):

"Art. 240. A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos arts. 397 e 398 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil) ."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais