Buscar

É correto afirmar que todas as Normas da Constituição Federal são Normas-Origem? O que distingue Normas-Origem e Normas-Derivadas?

💡 2 Respostas

User badge image

Direito Endireitando youtube

A Constituição Federal  são normas  jurídicas  estruturais do Estado e de conduta social, entendendo-se estas como os valores axiológicos juridicamente protegidos que fundamentam o ordenamento legal. Por sua vez, a Carta Magna é uma norma se traduz em tudo o que se estabelece como base ou medida para a realização ou a avaliação de algum fato. Logo seria uma norma de origem. É uma norma basal onde todo direito se fundamenta. Logo as normas-derivadas se derivam da originária não podendo sobrepor a ela.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Sim, todas as normas da Constituição são normas-origem.

Os conceitos de norma-origem e de norma-derivada se dá em razão da hierarquia: as normas-origem são as normas de topo, de modo que as normas derivadas não podem jamais entrar em rota de colisão com elas, sob pena de serem declaradas inválidas. 

As normas-origem são, portanto, as normas fundamentais do ordenamento jurídico, ao passo que as normas-derivadas são decorrentes daquela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais