Buscar

o que significa função social da propriedade?

💡 3 Respostas

User badge image

Mais Menos

Art 186 da CF/88 – A função social é cumprida quando apropriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: ... Como se verifica, a propriedade para ser considerada com função socialdeve preencher esses quatro requisitos.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A função social da propriedade é um princípio e um mandamento de assento constitucional:

Art. 5º, XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

III - função social da propriedade;

Art. 182, § 2º -  A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.

Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:

I - aproveitamento racional e adequado;

II - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

III - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

IV - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.

A  Constituição Federal visa ao bem estar de toda a coletividade, de modo que a propriedade privada não deve servir somente àquele a quem pertença, mas tambem à sociedade, nas medidas das suas possibilidades. Isso não quer dizer que os donos de imóveis tem a obrigação de acolher em sua casa todos aqueles que precisam de um teto, mas sem que esse bem não pode ser utilizado para trazer prejuízo à comunidade.

 

Em outras palavras, o patrimônio privado deve servir à formação de riqueza, sendo vedado prejudicar terceiros, não podendo, por exemplo, ser berço de cultivo de drogas, dejetos agressores do meio ambiente de ou exploração de trabalho análogo ao de escravo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais