Buscar

Histórico do surgimento da sociologia no Brasil?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Vicente

teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira, analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A Sociologia Brasileira começou a partir das décadas de 20 e 30, quando estudiosos buscaram entender o sistema de formação da sociedade brasileira. Esses estudiosos buscavam essa compreensão voltando seus estudos aos aspectos de escravatura, abolicionismo, índios e negros, êxodos e o processo de colonização dos povos que aqui viviam. Depois desse período inicial de descoberta e colonização, a Sociologia direcionou seu foco nas classes trabalhadoras, salário, jornadas de trabalho, condições de trabalho e o relacionamento entre patrão e empregado. A partir da década de 60, sociólogos procuravam estudar as mudanças que a industrialização traziam e temas relacionados à reforma agrária e os problemas políticos e sociais trazidos por ela. No período de regime militar, o estudo da Sociologia foi impedido e somente em na década de 80 retornou às salas de aula estendendo esse estudo à análise da mulher e do trabalhador do campo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais