Buscar

a) Por que razão o Presidente da Câmara afirmou que no sistema parlamentarista o Primeiro-Ministro pode ser destituído antes do término do mandato?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O parlamentarismo é um sistema de governo um pouco diferente do presidencialismo, que é o sistema no qual temos mais conhecimento por ser adotado no Brasil.

Dentro do parlamentarismo, há um chefe de governo executivo, que é o primeiro ministro e que pode ser entendido analogamente como sendo o presidente. Entretanto, o primeiro ministro não é eleito pelos votos da população, mas é eleito pelos votos de deputados que foram escolhidos pelo povo.

Assim, dentro do parlamentarismo, quando o primeiro ministro escolhido pelos deputados não está atuando de acordo com as normas da constituição, pode haver um voto de censura, em que o congresso de uma nação vota para aprovar ou não a recusa do governo deste primeiro ministro que agiu fora das normas.

Portanto, com este voto de recusa que pode ser dado pelo congresso, o primeiro ministro e seu gabinete são destituídos antes do término do mandato, o que é feito de modo tranquilo e sem muitas consequências para o cotidiano da nação.

1
Dislike0
User badge image

fçksajdflasd dlkasjdãsl

´dsakdjpaosdla., dmaksldãs 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais