Buscar

diferença de senso comum e conhecimento cientifico

💡 4 Respostas

User badge image

nicolauju .

O senso comum trata de um conhecimento adquirido por meio da observação. Geralmente, em dada situação teve uma ocorrência que passa a ser generalizada. Assim, surgiram ideias como manga com leite faz mal, gato preto dá azar entre outras. Esse tipo de conhecimento não é sistematizado, nem comprovado. 

O conhecimento científico também é baseado na observação. Porém, ele tem como principal objetivo responder a uma dúvida, questão, curiosidade, hipótese. Geralmente, esse objetivo parte do senso comum e para conseguir a resposta desejada faz-se uma pesquisa sistematizada, com o uso de metodologia a fim de comprovar ou refutar o que se esperava como resultado. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Claramente declarado o senso comum é a informação recolhida do conhecimento cotidiano e da ciência é a pesquisa completa sobre um assunto particular com fatos concluídos. Em um deserto de senso comum, a ciência representa um pináculo solitário. Uma das características mais fortes da ciência é que ela pode corrigir nossa cognição gravemente falha e nos fornecer uma visão não filtrada da realidade.

A maioria das pessoas confia muito no senso comum e na intuição, mas, como qualquer psicólogo lhe dirá, essa fé é equivocada. A ciência ajuda-nos a compreender o universo, libertando-nos de uma dependência de sentimentos viscerais ou de raciocínio descontrolado irremediavelmente enraizado no software não sistemático dos nossos cérebros.

Os cientistas também percebem que estes são termos feitos pelo homem que podem ou não exibir uma relação próxima com a realidade (mas com a objetividade nós tentamos o nosso melhor).

A distinção entre essa estrutura de pensamento e senso comum deveria ser, bem, senso comum. O senso comum não tem estrutura para isso, é explicitamente subjetivo e está sujeito a todos os tipos de vieses cognitivos. Não há necessidade de teste, replicação ou verificação quando você está raciocinando por si mesmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais