Buscar

Quais são as características do texto teatral?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Ao analisarmos o texto teatral percebemos que suas características são muito parecidas com as do texto narrativo. Pois apresenta fatos, personagens, tempo-espaço e um enredo, havendo uma sequencia linear dos fatos, mas com imprevistos, problemas e então o famoso clímax. A maior diferença entre o texto narrativo e o teatral, é a ausência de narrador no teatral, visto que é um texto para ser encenado.

Em geral os textos teatrais são escritos para serem encenados, essa modalidade teve origem na Grécia Antiga, momento em que as peças teatrais tinham uma enorme importância socialmente.

Temos então que as principais características do teatro são:

  • diálogo entre personagens
  • gênero narrativo
  • linguagem corporal e textual
  • divisão em atos
  • cenário, vestuário
- plateia
2
Dislike0
User badge image

Glaydmara Normando

o textoo texto teatral escrito tem todas as especificacoes necessarias para a construcao das cenas, ate mesmo a cara, o humor que o personagem vai estar naquele momento. ou seja temos o texto principal que é a fala do personagem( ou nao) mais temos qo que vai acontecer de prncipal naquele momento. temos o texto secundario onde temos as rubricas, figurinos, humores. quando é texto falado encontramos muito o discurso direto e um texto narrativo. temos a narracao da historia e o dialogo entre personagens.

1
Dislike0
User badge image

Wânia Chagas Mendes

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais