Buscar

Quais as modalidades de lançamentos de crédito tributário?

💡 2 Respostas

User badge image

Francisco Soares

asdasd

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

As modalidades de lançamento do crédito tributário, previstas no artigo 147 e seguintes, do Código Tributário Nacional (CTN), são as seguintes:

  • de ofício (artigo 149, do CTN)

Nesse caso, o Sujeito Passivo não participa da atividade de lançamento. Ela ocorre nos casos previstos no próprio artigo 149, como quando a Lei determinar (caso do IPTU) e quando a declaração não for prestada no prazo previsto em Lei.

  • por declaração (artigo 147, do CTN)

É o meio termo entre o lançamento de ofício e o por homologação. O Sujeito Passivo realiza declaração, prestando informações à autoridade administrativa.

Atualmente é uma modalidade que caiu em desuso, pois exige um trabalhoso da autoridade administrativa de verificar cada uma das declarações e realizar o lançamento com base nessas informações.

Caso o Sujeito Passivo informe valores fora da realidade ou incompatíveis com o mercado, por exemplo, o lançamento será realizado por arbitramento, nos termos do artigo 148, do CTN.

  • por homologação (artigo 150, do CTN)

É quando o Sujeito Passivo realiza basicamente todos os procedimentos do lançamento. O melhor exemplo é o Imposto de Renda.

Nesse caso, o Sujeito Passivo antecipa o pagamento sem que haja qualquer exame da autoridade administrativa. O único dever da autoridade é homologar o lançamento ou questioná-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais