Buscar

Das Relações das Sociedades com Terceiros; ARTIGOS 1.025, 1.026 E 1.027 DO CODIGO CIVIL Disserte sobre os fatos hipotéticos abaixo abordados:

1. João, sócio da Sociedade Bem Amigos, adquiriu em seu nome e para uso próprio um empréstimo bancário para adquirir um late. Entretanto, por motivos particulares, deixou de realizar o pagamento das referidas parcelas, ocasião em que o Banco promoveu a ação de cobrança.

O banco realizou buscas no patrimônio pessoal de João, necessárias ao pagamento da dívida, entretanto não encontrou bens o suficiente.

Pode a instituição bancaria buscar os recursos necessários ao pagamento da dívida junto a Sociedade em que João é sócio?

💡 2 Respostas

User badge image

CAROLINA MENEGON

Sim, através da aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica inversa.

Sugiro a leitura deste artigo: http://www.rkladvocacia.com/teoria-da-desconsideracao-inversa-da-personalidade-juridica-no-direito-brasileiro-luz-do-novo-cpc/

Abraços. 

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Sim, pode. Será realizada a chamada desconsideração inversa da personalidade jurídica.

Entretanto, a busca pelos recursos necessários ao pagamento da dívida realizada pela instituição bancária deverá ser realizada no limite dos lucros de João pela sociedade ou na parte que lhe tocar em liquidação, conforme previsto no artigo 1.026 do Código Civil.

Art. 1.026. O credor particular de sócio pode, na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais