Buscar

LAQUEM TEM O GABARITO

[...] o que pode oferecer a escola ao aluno? Considerando que a capacidade comunicativa já se acha muito bem desenvolvida no aluno quando ele chega à escola, o tipo de atividade da escola não deve ser ensinar o que ele já sabe. Nem tolher as capacidades já instaladas de interação. Assim, a resposta pode ser dada na medida em que se postula que a escola não ensina língua, mas usos da língua e formas não corriqueiras de comunicação escrita e oral. O núcleo do trabalho será com a língua no contexto da compreensão, produção e análise textual.”

 

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir:

 

I. A capacidade comunicativa a que se refere o autor no excerto envolve o conhecimento intuitivo que o aluno tem de sua própria língua, que lhe permite pôr em exercício atividades linguísticas que são corriqueiras para ele.
II. O autor diz que a escola não deve tolher (coibir, proibir, impedir) as capacidades já instaladas de interação. Um dos modos, equivocados, de coibir essas capacidades é subvalorizar a variedade linguística original do aluno.
III. Quando se afirma que a escola não ensina língua e que, nela, o núcleo do trabalho está associado à compreensão, produção e análise textual, exclui-se das atividades escolares a análise gramatical.
IV. As formas não corriqueiras de comunicação escrita e oral a serem usadas na escola são aquelas com as quais o aluno tem menor familiaridade, mas que estão factualmente presentes nos diversos contextos da atividade social.

É correto o que se afirma apenas em:

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais