Buscar

diferencie a célula animal da vegetal ?

💡 3 Respostas

User badge image

Bianca Cavazzana

Nos vegetais, a célula apresenta, além da membrana plasmática, uma parede que a reveste externamente. Formada principalmente por celulose, essa parede celular garante maior resistência à célula vegetal, evitando a ruptura pela entrada de água. Além disso, ela é responsável por dar tamanho e forma à célula vegetal e proteger contra a entrada de patógenos.

No citoplasma, algumas organelas são comuns às células vegetais e animais:Ribossomos, Retículo endoplasmático, Complexo Golgiense, Peroxissomos e Mitocôndrias.

Os lissomos, centriolos, plastos e vacúolos são encontrados apenas nas células vegetais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Tanto as células animais quanto as vegetais são unidades fundamentais da vida desses seres, elas possuem muitos aspectos em comum, podem algumas características nos permitem diferencia-las:

Célula Vegetal: Possui uma parede celular (composta majoritariamente por celulose) que reveste o exterior de sua membrana plasmática, conferindo a célula resistência, elas também possuem plastos, organelas que atuam no armazenamento de substancias e na fotossíntese. Outra organela exclusiva as células vegetais são os vacúolos que atuam na reserva de substância e na manutenção do equilíbrio osmótico.

Célula animal: Possuem os lisossomos, organelas que atuam na digestão intracelular e os centríolos, organela que atua na divisão celular e que é encontrada em poucas células vegetais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais