Buscar

importante

A partir dessa concepção, julgue as seguintes afirmativas:

I. A sociedade condiciona o indivíduo.

II. A liberdade do indivíduo depende somente de suas escolhas.

III. A ordem capitalista condiciona a forma dos indivíduos se relacionarem.

IV. Nossos desejos mais íntimos estão relacionados com a ordem econômica capitalista.

V. Não existe indivíduo fora do capitalismo.

VI. Todos os homens devem ser capitalistas.

ESTÃO CORRETAS:

A

 

As afirmativas I, III e IV, somente.

B

 

As afirmativas II e III, somente.

C

 

As afirmativas I, II, IV e V, somente.

D

 

As afirmativas II, IV, V e VI, somente.

E

 

As afirmativas I, III, IV e VI, somente.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Sociologia é o estudo científico da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que usa vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.

O ser humano é um ser social naturalmente, sendo capaz de desenvolver relações sociais com seus semelhantes. Isso ocorre pela sua necessidade de se comunicar, expressar e receber afeto, aprender e ensinar conhecimentos, etc.

Dessa forma, os seres humanos se organizam em diferentes grupos sociais onde podem manter essas relações uns com os outros. Além de desenvolver diferentes aspectos culturais, que se definem como todos os costumes, hábitos, valores morais, regras sociais, etc. criados por um determinado grupo.

O processo de socialização é definido como a assimilação de hábitos e costumes de um determinado grupo social através da admissão de um indivíduo em sua comunidade, assimilando a sua cultura.

O processo é dividido em:

  • Socialização primária: é o início do processo e se dá pelo contato de uma criança com sua família, que constitui a maior influência sobre a criança e contribui para seu desenvolvimento cultural e social. Essa etapa é onde a criança aprender a linguagem verbal e as regras básicas da comunidade que está inserida;

- Socialização Secundária é a continuação do processo e engloba todo processo de inserção da pessoa em outros grupos e contextos sociais que podem apresentar aspectos culturais diferentes daqueles com as quais o indivíduo já estava acostumado. A influência desses novos aspectos será mais superficial comparado com a socialização primária, uma vez que o indivíduo já possui grande parte da sua personalidade e modo de pensar bem definidos e estruturados.

Analisando as afirmativas, a II é falsa pois há mais condicionantes para a liberdade do indivíduo, como a sociedade e o Estado, por exemplo. Por sua vez, as afirmativas V e VI são falsas pois o capitalismo não é o único modelo econômico.

Portanto, as afirmativas I, III e IV estão corretas e a alternativa A) deve ser selecionada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais