Buscar

o que é cordenada polar

💡 5 Respostas

User badge image

Matheus Nascimento

Em matemática, as coordenadas polares são um sistema decoordenadas bidimensional em que cada ponto no plano é determinado por uma distância e um ângulo em relação a um ponto fixo de referência.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na estudo inicial da Matemática, somos acostumados a utilizar o sistema de coordenadas cartesiano que consiste de três eixos ortogonais. Porém, em alguns problemas é conveniente utilizar outros sistemas de coordenadas, onde o de coordenadas polares é um dos mais utilizados.

Para localizarmos um ponto \(P\) nesse sistema é necessário o conhecimento da distância \(r\) à origem \(O\), chamada de componente radial, e do ângulo \(\phi\) entre a reta que liga o ponto, a partir da origem, e o eixo de referência \(OA\), chamado de componente angular. Para ilustrar esse sistema, sua representação pode ser vista na figura abaixo:


https://www.obaricentrodamente.com/2016/06/o-sistema-de-coordenadas-polares.html

Portanto, o sistema de coordenadas polares é uma forma de representar e localizar pontos por meio de uma componente radial e uma angular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais