Buscar

como a fosforilação e a ligação de um nucleotídeo podem regular a atividade de uma proteína. Quais seriam as vantagens dessas formas de regulação

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante deixar claro que os aminoácidos consiste em substâncias orgânicas que caracterizam-se pela existência e uma carboxila e um amino em sua composição.

As proteínas tratam-se de macromoléculas formadas através da união de cadeias lineares de aminoácidos. Elas são de vital importância no organismo, uma vez que fornecem tudo que é preciso para a manutenção dos órgãos e tecidos. As proteínas possuem função construtora e reparadora e formam hormônios, enzimas e anticorpos.

Mais especificamente, as proteínas são formadas por um conjunto de 20 aminoácidos que se combinam. Assim, uma proteína diferencia-se de outra em razão das sequências e do arranjo de tais aminoácidos.

Por sua vez, enzimas são estruturas proteicas tem função catalisadora de reações químicas que ocorre dentro da célula, ou seja, aumentam a velocidade de reação das reações. Alguns exemplos de enzimas são: lipase, ptialina, pepsina, amilases, DNA polimerase, entre outras.

Nesse contexto, a fosforilação e a ligação de um nucleotídeo define a atividade da proteína e sua função.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais