Buscar

Correlacione os estados metabólicos jejum e alimentado ao controle da síntese e degradação do glicogênio.

💡 4 Respostas

User badge image

Juliane Sousa

Quando ocorre a alimentação há uma reserva de glicogênio, feita pelo próprio organismo, após ter utilizado parte para sua necessidade, já em jejum o glicogênio que ficou armazenado, começa ser degradado para manter estavel o nível de glicemia e energia, chamada de gliconeogenese.

2
Dislike0
User badge image

Lohran Lohran

Durante a fase de anabolismo o organismo repõe os estoques de glicogenio hepático e muscular armazenando a glicose circulante. Já na fase de catabolismo muscular o organismo degrada o glicogénio hepático e muscular para conversão em glicose através do hormônio Glucagon, estabelecendo os níveis de glicose circulantes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Começando pelo caso da alimentação, temos que, através da mesma é possível gerar um armazenamento de glicogênio, isto é, gera-se uma reserva de glicogênio estruturada pelo próprio organismo e, além disso, o próprio organismo usa parte (que não foi armazenado) desse glicogênio, na hora, para suprir algumas necessidades básicas, como repor nutrientes ao corpo. Na outra situação, isto é, no caso de jejum o que ocorrerá é a utilização do glicogênio que uma vez foi armazenado por meio da alimentação, o mesmo é utilizado para manter o equilíbrio do organismo, ou seja, uma vez que não se tem a alimentação, o organismo utiliza esse reservatório de glicogênio nivelar a energia e, também, a glicemia presente no corpo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais