Buscar

QUAL O PREÇO QUE IGUALA SIMULTANEAMENTE A OFERTA E A DEMANDA DO MERCADO?

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Leite

Depende da curva de oferta e da curva de demanda

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A economia é o campo de estudo que trata de analisar o funcionamento da sociedade humana sob o ponto de vista da compra, distribuição e venda de mercadorias. Uma das questões que são discutidas são os determinantes do equilíbrio dos mercados, relacionadas sobretudo com as variáveis que envolvem o setor produtivo das economias.

## Quando a economia está em uma situação em que a oferta de bens e serviços se iguala com a demanda por bens e serviços, diz-se que há um equilíbrio de mercado. Neste ponto da trajetória de crescimento existe uma determinada quantidade de bens que é produzida e demandada, e existe um preço específico em vigor, em grande parte das mercadorias. Há distintas maneiras de se justificar este preço de equilíbrio, a depender da escola de pensamento econômico que estamos supondo. Enfim, no caso de um regime de concorrência perfeita, as funções de produção e demanda determinam o preço: se a demanda estiver maior que a oferta, agentes produtores se aproveitam e aumentam os preços, como forma de reduzir a demanda. Por outro lado, se a oferta for maior do que a demanda, os agentes reduzem os preços para agilizar a redução de estoques.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais