Buscar

Quais são as forças que atuam na proteína para que ela se mantenha unida mantendo a estrutura proteica?

💡 3 Respostas

User badge image

Fernanda Moraes Thomé

As proteínas estão presentes em todas as células vivas e são polímeros naturais formados pela reação de polimerização por condensação entre α-aminoácidos (α-aa - em que o grupo amina está no segundo carbono contando a partir do grupo carboxila) unidos por ligações peptídicas. Isso significa que ocorre a ligação entre um grupo amino (RNH2) de uma molécula do grupo amina com o grupo carboxila (R1CO2H) de outra molécula do grupo dos ácidos carboxílicos. O resultado é a formação de um grupo amida (RNHCOR1) e a liberação de uma molécula de água (H2O):

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O corpo humano possui nutrientes fundamentais que atuam na moldagem da sua estrutura de tecidos e organelas, dentre eles destacamos a proteína produzida através de um agrupamento de aminoácidos, sendo rompidas por enzimas específicas para cada tipo de substância.

As proteínas são peculiares quanto a estrutura, elas podem ser primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. Nesse âmbito, para que seja mantida essas ordenações proteicas dependem de agentes de ligamento que mantem o equilíbrio das proteínas se dá com as pontes de hidrogênio, pujança eletroestática e hidrofóbicas, por fim o ligamento dissulfeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais