Buscar

qual a importância da ingestão do colostro nas primeiras horas de vida?

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas Iglesias Iglesias

importancia da ingestão do colostro nas primeiras horas de vida 

Colostro é a secreção da glândula mamária nas primeiras 24 horas após o parto. O leite produzido entre o primeiro e o terceiro dia após o parto é denominado leite de transição e após este período é que ele passa a ser chamado simplesmente de "leite". 

O colostro contém altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas, que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável. Estes nutrientes são "diluídos" com o passar das horas, conforme pode ser observado na tabela 1. 

Todavia, a função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo do bezerro. Estas células de defesa, também chamadas de imunoglubulinas (Ig), não passam pela placenta da vaca e, em função disso, todos os bezerros nascem completamente sem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças. 

Portanto, para que possa sobreviver e crescer saudável, o bezerro precisa receber o colostro, que fornecerá os anticorpos (imunidade passiva) que garantirão sua sobrevivência até que ele mesmo passe a produzi-los (imunidade ativa), processo que só se inicia após cerca de um mês de vida. 

As imunoglobulinas são proteínas do soro do leite (albuminas e globulinas), e têm uma concentração muito alta no colostro ordenhado logo após o parto, baixando sua concentração rapidamente nas primeiras 24 horas seguintes (tabela 1). Em função disso, o ideal é fornecer o colostro da primeira ordenha, logo após o nascimento do bezerro. 
Existem basicamente três tipos de imunoglobulinas: IgG (70-80%), IgM (10-15%) e IgA (10-15%). Cada uma têm uma função: a IgG tem como função principal identificar e destruir possíveis patógenos. A IgM serve como primeira defesa nos casos de septicemia, ou seja, protege a corrente sangüínea contra a invasão de bactérias e a IgA protege as mucosas, como a parede do intestino. Ela se liga à parede "ocupando o lugar" de possíveis patógenos que fariam o mesmo. Portanto, seu efeito perdura enquanto o bezerro estiver consumindo colostro pois ela atua na parede externa do intestino. 

Para demonstrar a importância do fornecimento do colostro, pesquisadores realizaram um experimento onde um grupo de bezerros recebeu colostro e depois foi "contaminado" com bactérias (E. coli), enquanto outro grupo primeiramente recebeu as bactérias e só depois o colostro. O grupo que recebeu o colostro em primeiro lugar não ficou doente e nenhum bezerro morreu, enquanto que no grupo que inicialmente recebeu as bactérias para depois receber o colostro praticamente todos os animais ficaram doentes e 75% veio a óbito. 

FONTE: https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao/importancia-do-fornecimento-do-colostro-16622n.aspx

0
Dislike0
User badge image

Marcelo Hattje

O bezerro começará a criar imunidade com a ingestão de colostro. Essencial que ele ingere pois ficará imune e resistente a várias doenças

0
Dislike0
User badge image

Karen Alves

Começa a ter imunidade e desenvolvimento a partir dele.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais