Buscar

Qual a diferença do ideal do eu, para o eu ideal de acordo com Freud? Por favor, responda com exemplos p eu entender. Porque tô bem confusa. x.x

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Na psicologia, o eu real e o eu ideal são termos usados para descrever os domínios da personalidade. O verdadeiro eu é quem realmente somos. É como pensamos, como nos sentimos, olhamos e agimos. O eu real pode ser visto pelos outros, mas porque não temos como saber verdadeiramente como os outros nos vêem, o verdadeiro eu é nossa auto-imagem . O eu ideal, por outro lado, é como queremos ser.

É uma imagem idealizada que desenvolvemos ao longo do tempo, com base no que aprendemos e experimentamos. O self ideal poderia incluir componentes do que nossos pais nos ensinaram, o que admiramos nos outros, o que nossa sociedade promove e o que achamos ser do nosso melhor interesse.

Se o jeito que eu sou (o verdadeiro eu) está alinhado com o jeito que eu quero ser (o eu ideal), então eu vou sentir uma sensação de bem-estar mental ou paz de espírito. Se o jeito que eu sou não está alinhado com o que eu quero ser, a incongruência , ou falta de alinhamento, resultará em sofrimento mental ou ansiedade.

Quanto maior o nível de incongruência entre o eu ideal e o eu real, maior o nível de sofrimento resultante. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos específicos:

1
Dislike0
User badge image

Alan Mattos

  O corte entre o eu ideal e o ideal do eu seria segundo Freud regulado pela angústia de castração, ou seja, o sujeito passaria a se regular também pelas trocas intersubjetivas.

Para Birman, seria por esse deslocamento que o amor de si encontraria uma espécie de equilibrio relativo com o amor do outro, já que no regsitro do eu ideal o amor de si engoliria completamente o amor do outro.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais