Buscar

As alterações do conceito de família como instituição social podem ser alteradas sem que os indivíduos se deem conta desta alteração?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As ciências sociais incluem muitos conceitos básicos para a compreensão do assunto. Alguns desses conceitos são definidos de forma diferente e medidos de forma diferente por pesquisadores sociais, como os que dizem respeito ao status socioeconômico.

Outros são definidos e medidos de maneira bastante consistente nos estudos e ao longo do tempo. Estes últimos conceitos geralmente seguem usos anteriores, seja por causa da tradição da pesquisa ou por causa das limitações na coleta de dados, sendo a raça talvez um exemplo. Um conceito-chave nas ciências sociais, e especialmente na demografia e sociologia, é o da família. A família é geralmente considerada como uma importante instituição social e um local de grande parte da atividade social de uma pessoa.

É uma unidade social criada por sangue, casamento ou adoção, e pode ser descrita como nuclear (pais e filhos) ou estendida (englobando outros parentes). Geralmente é assumido hoje que a família moderna passou por transformações significativas em sua estrutura. Dizem-nos que as mudanças sociais contribuíram para uma redução acentuada da percentagem de famílias clássicas "típicas", principalmente famílias "nucleares".

Este argumento do declínio tem avançado por várias décadas, mas pouca pesquisa foi conduzida para testar a premissa. Bane discordou dessa conclusão e apontou que os tamanhos das famílias estavam diminuindo e a mobilidade estava dividindo algumas famílias, mas a família permaneceu como uma instituição social funcional. Assim podemos concluir que a estrutura familiar muitas vezes é mudada sem que os indivíduos se deem conta. Em sua maioria o indivíduo já nasce na família com a estrutura modificada, como por exemplo famílias onde o pai não é presente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais