Buscar

Para haver o encurtamento do sarcômero, um de seus filamentos se comporta como uma ATPase. Qual é esse filamento?

💡 3 Respostas

User badge image

Elaine Maria

Actina e miosina.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Esses filamentos são Actina e miosina. Os filamentos de actina, geralmente em associação com a miosina , são responsáveis por muitos tipos de movimentos celulares. A miosina é o protótipo de um motor molecular - uma proteína que converte energia química na forma de ATP em energia mecânica, gerando força e movimento.

A variedade mais marcante desse movimento é a contração muscular, que forneceu o modelo para entender as interações entre actina e miosina ea atividade motora das moléculas de miosina. No entanto, as interações de actina e miosina são responsáveis não apenas pela contração muscular, mas também por uma variedade de movimentos de células não musculares, incluindo a divisão celular, de modo que essas interações desempenham um papel central na biologia celular.

A miosina é uma proteína motora que gera a força em uma contração muscular muito semelhante ao derrame de um remo. Consiste numa região da cabeça e cauda. Juntas, as caudas de aproximadamente trezentas moléculas de miosina formam o eixo do filamento grosso. As cabeças de miosina dessas moléculas projetam-se para fora em direção aos filamentos finos, como os remos de um barco a remo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais