Buscar

Como é produzido o estireno a partir do 1-bromo-2-feniletano?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelus Moura

estireno é um hidrocarboneto aromático não saturado. À temperatura ambiente é líquido oleoso incolor, que polimeriza com facilidade à temperatura ambiente na presença do oxigénio.

A sua fórmula química é C6H5CHCH2. O Estireno é bastante volátil e possui um cheiro adocicado, que, a concentrações elevadas, torna-se bastante desagradável. O Estireno é o percursor do poliestireno, um importantíssimo material sintético, rígido, transparente (semelhante ao acrílico) muito utilizado comercialmente. A polimerização do estireno, juntamente com agentes de expansão, dá origem ao "isopor" (BR) ou "esferovite" (PT).

0
Dislike2
User badge image

Andre Smaira

O estireno puro é um líquido incolor, transparente e incolor que ferve a 145 °C (293 ° F) e congela a -30,6 ° C (-23,1 ° F). A menos que seja tratado com produtos químicos inibidores, tem tendência a polimerizar espontaneamente durante o armazenamento. É levemente tóxico para o sistema nervoso se ingerido ou inalado, e o contato com a pele e os olhos pode causar irritação. Embora seja suspeito de ser cancerígeno, os estudos não provaram ser assim.

A fórmula química para o estireno é C 8 H 8 , mas a sua fórmula estrutural, CH 2 = CHC 6 H 5 , revela de forma mais clara as fontes de suas propriedades comercialmente eis. O estireno é um membro de um grupo de compostos químicos amplamente classificados como vinílicos - compostos orgânicos cujas moléculas contêm uma ligação dupla entre dois átomos de carbono.

Sob a ação de catalisadores químicosou iniciadores, esta ligação dupla pode ser aberta, e uma das duas ligações simples resultantes é então capaz de se ligar a um átomo de carbono de outra molécula de estireno; esta ligação contribui para a formação de poliestireno, no qual milhares de unidades de estireno estão ligadas ao longo de uma cadeia de carbono.

Pendurados a partir desta coluna vertebral estão os grupos fenilo (C 6 H 5 ) - grandes unidades em forma de anel que interferem com o movimento espontâneo do polímero semelhante a uma cadeia e emprestam ao poliestireno sua rigidez bem conhecida.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais