Buscar

O que é pesagem hidrostática?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O ser humano por ser susceptível a patologias envolvendo o corpo. No caso, a obesidade e a desnutrição ocasionam diversas outras doenças atroz, como a diabetes, a bulimia ou anorexia. Nesse sentido, a Nutrição entra como ciência que estuda os alimentos e seus efeitos sobre o organismo humano.

Para tanto, visando elaborar as dietas os nutricionistas precisam realizar a pesagem, para traçar o perfil do paciente, se ele está abaixo do peso, peso normal, sobrepeso, obesidade I, II e III. A pesagem da massa magra é calculada pelo Índice de Massa Corporal - IMC, que condiz com a divisão do peso pela altura elevada ao quadrado.

Entretanto, existem outros tipos de pesagem, a saber a hidrostática ou densiometria, desenvolvida a partir dos princípios de Arquimedes, ela envolve a imersão do corpo num recipiente com líquido, visando saber a gordura corporal é calculado a densidade.

1
Dislike0
User badge image

Fernanda de Azevedo

 Este método é realizado seguindo o princípio proposto por Arquimedes, a mensuração do volume corporal pode ser calculada por meio do deslocamento d'água. Dessa forma, busca-se estimar o percentual de gordura corporal a partir da relação entre o peso corporal mensurado e o volume corporal 

0
Dislike0
User badge image

Rafael Biondo Falk

É  o método mais antigo dos utilizados atualmente, este método se utiliza-se do princípio básico descoberto pelo matemático grego Arquimedes sendo atualmente utilizado na avaliação da composição corporal por densitometria, enunciado da seguinte maneira: “Todo corpo mergulhado em um fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”(CARRON E GUIMARÃES, 1997)

            Este método baseia-se na densidade do corpo e inicialmente as mensurações com esses métodos foram realizadas com universitários buscando relacionar a composição corporal com a atividade física e o rendimento esportivo. A densidade corporal é estabelecida a partir de diversos componentes corporais, como nossa densidade da massa de gordura é menor do que as outras do nosso corpo, quanto mais massa gordurosa menor será a densidade do corpo e quanto maior a massa magra mais denso o organismo será.  (avaliação nutricional: novas perspectivas)

O cálculo para a densitometria é feito através da relação com o peso da pessoa e o deslocamento do volume de água que ocorre dentro do tanque, sendo assim possível a avalição da % de massa gorda e magra. (avaliação nutricional: novas perspectivas)

As equações antropométricas que são desenvolvidas para estimar a densidade corporal utilizam o método da pesagem hidrostática para comparação, o valor obtido da pesagem hidrostática será considerado como variável para o cálculo de medida da densidade corporal que são obtidas a partir das medidas antropométricas, dando origem aos métodos duplamente indireto. (avaliação nutricional: novas perspectivas)

Alguns fatores dificultam a acurácia das informações, sendo a densidade uma delas que pode afetar de 3 a 4% veracidade da informação. Assim como atletas tendem a presentarem tecidos ósseos e musculares mais densos e idosos menos densos, podendo superestimar os valores de massa gordurosa. Neste método é necessário considerar também a quantidade de gás presente dentro do organismo, assim como evitar fatores como perda de líquidos por atividade física intensa ou a retenção hídrica obtida durante menstruação.

Procedimento Padrão:

- Obtenção de dados básicos: Nome, Idade, Peso (fora da água). Avaliador deve registar o peso da cadeira em baixo da água e orientar o avaliado que esteja em jejum urine e defeque antes da avaliação.

-Submersão: O avaliado sentado na cadeira expira o máximo que conseguir e inclina-se para frente na cadeira até que a cabeça esteja submersa, assim que submerso o avaliado deve pressionar o ar dos pulmões o quanto conseguir e após manter-se submerso e imóvel por 5 a 7 segundos, após o avaliado pode levantar-se e respirar.

-Registro do peso Submerso: O peso submerso é o peso bruto na água menos o peso da cadeira. A temperatura da água deve ser medida para que se tenha a densidade da água para verificação da densidade padrão de acordo com tabelas.

-Determinação do Volume Residual: É a quantidade de ar que permanece no pulmão após a expiração, quanto maior o volume residual menor o peso do avaliado. Á medida do Volume residual pode ser obtido através de um espirômetro e de um analisador de nitrogênio, porem caso não se tenha o equipamento o volume pode ser estimado através da capacidade vital do pulmão ou é feita a utilização de formulas. Já quanto aos gases gastrointestinais é impossível a medição por métodos convencionais sendo quase sempre estimado em 100ml para adultos.

-Calculo: é feito o cálculo para medidas da densidade e da porcentagem de massa gordurosa, através das formulas comumente utilizadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais