Buscar

Apresente o registro contábil do fato pelo método das partidas dobradas e classifique em permutativo, modificativo ou misto.

O método das partidas dobradas prevê que cada registro a débito deve ter, em contrapartida, um registro de crédito e vice-versa. As origens de recursos são os valores que financiam as operações de uma entidade. As fontes da origem de recursos são identificadas através da análise do valor do patrimônio líquido e do passivo exigível. Assim, uma empresa que efetua um financiamento de curto prazo junto ao banco no valor de R$ 100.000,00 para aquisição de um imóvel consiste na aplicação de um ativo por meio de um passivo exigível.

Apresente o registro contábil do fato pelo método das partidas dobradas e classifique em permutativo, modificativo ou misto.

💡 6 Respostas

User badge image

Leonardo Bezerra

D- Imovel                   100.000

C- Financiamento      100.000

Permutativo.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O método das partidas dobradas pode ser indentificado como um método também imtitulado "método veneziano" onde a organização de empresas é realizada. Isso porque este métodoé usado para que as trasnsações financeiras possamser registradas.

O método permutativo ocorre quando há troca de um elemento patrimonial com lucro ou prejuìzo, isto é,ocorre alterações do patrimônio líquido. Já o metodo quantitativo ocorre quando as alterações promovem aumento do patrimonio líquido de uma determinada empresa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O método de partidas dobradas, descrito pela primeira vez no final do século XV na Itália, consiste no sistema padrão utilizado pelas empresas para registrar suas atividades financeiras. Esse método consiste, basicamente, no entendimento de que para cada lançamento de uma transação financeira nas contas a débito, deve-se lançar um respectivo valor nas contas a crédito. Dessa forma, cada débito corresponde a um crédito de igual valor e os valores totais de ambos serão iguais. A ideia por trás desse método é o de que não há devedor sem credor correspondente. Além disso, o crédito consiste na origem ou entrada do valor e o débito seria a destinação desse crédito. Como consequência do método de partidas dobradas a soma dos saldos da conta de Ativos é igual a conta de Passivos e o Balanço Patrimonial.

No caso em questão, tem-se o seguinte registro:


\[\eqalign{ & {\text{D}} - {\text{Caixa}} - {\text{R\$ 100}}{\text{.000}}{\text{,00}} \cr & {\text{C}} - {\text{Empréstimo a pagar}} - {\text{R\$ 100}}{\text{.000}}{\text{,00}} }\]

Nesse contexto, devemos relembrar que os fatos contábeis consistem em acontecimentos relacionados a empresa que ocasionam uma mudança no aspecto quantitativo ou qualitativo do Patrimônio. O fato contábil permutativo caracteriza-se por uma troca entre os elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, sem alterar o Patrimônio Líquido. Por sua vez, o fato modificativo altera o Patrimônio Líquido. Por fim, o fato contábil misto consiste numa mistura dos dois citados anteriormente.

Portanto, o empréstimo consiste em um fato contábil permutativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais