Buscar

Quais as diferenças entre gestão de negócios e mandato?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

No mandato, alguém recebe poderes de outrem para praticar atos em nome de quem conferiu os poderes (art. 653, do CC):

"Art. 653. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."

Já na gestão de negócio, alguém intervém em gestão de coisa alheia sem qualquer autorização. Percebamos:

"Art. 861. Aquele que, sem autorização do interessado, intervém na gestão de negócio alheio, dirigi-lo-á segundo o interesse e a vontade presumível de seu dono, ficando responsável a este e às pessoas com que tratar."

Ademais, no mandato, as obrigações contraídas pelo mandatário vinculam o mandante, independentemente de concordância, enquanto aquelas firmadas pelo gestor de negócios dependem de aceitação do titular do negócio.

 

Quer aprender mais sobre o assunto?

Confira os vídeos produzidos por especialista do Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/video/61881891/gestao-de-negocios-teoria?utm-medium=link

 

1
Dislike0
User badge image

Joselaine Souza

Embora haja semelhanças, não se deve confundir o instituto do mandato com o da gestão de negócios. O mandatário tem direito ao reembolso de todas as despesas efetuadas e ao ressarcimento das perdas sofridas, salvo se resultarem de sua culpa ou de excesso de poderes (art. 678); o gestor apenas será reembolsado de todas as despesas desde que o negócio tenha sido administrado com utilidade para o dono (art. 869). Na gestão de negócios, sob o aspecto de validade, não se leva em conta a capacidade do gestor, pois o que importa é evitar o injusto enriquecimento do dono do negócio; no mandato, a incapacidade do mandatário inquina o contrato. O mandato tem o objetivo precípuo da prática de atos jurídicos; na gestão ocorre indistintamente a prática de atos matérias e atos jurídicos. Desse modo, não há que se reduzir a gestão de negócios a uma modalidade de mandato. Embora a noção intrínseca da gestão seja impedir o enriquecimento em causa, esse não é seu único fundamento, principalmente porque neste a ação de enriquecimento é subsidiária, enquanto na gestão existe ação própria causal de ressarcimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais