Buscar

direito empresarial

  1. Os títulos de crédito podem ser classificados baseando-se em diferentes critérios, como o seu modelo, a sua vinculação, as suas hipóteses de emissão, ou, ainda, sua estrutura. Assim, é correto afirmar quanto o modelo:

     

      a.

    o título pode ser livre quando não precisa atender a nenhuma forma própria prescrita em lei, bastando para sua validade a observância dos requisitos legais, como a nota promissória e a letra de câmbio.

      b.

    causal, que é emitido para documentar determinados créditos, cuja causa esteja expressamente prevista e autorizada por lei. Exemplo: duplicata.

      c.

    o título pode consistir numa ordem de pagamento, como o cheque, a letra de câmbio, ou, ainda, a duplicata. Pode ele ser promessa de pagamento, como a nota promissória.

      d.

    não causal, ou abstrato, significa que pode ser emitido para documentar qualquer espécie de crédito, não importando a causa que lhe deu origem. Exemplos: cheque e nota promissória.

      e.

    o título vinculado pode ser ao portador. Isso significa que não possui o nome do beneficiário do título (credor), sendo considerado o portador o seu legítimo possuidor e circula pela simples tradição.

0,2 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Um dos tipos societários que podem ser escolhidos pela Pessoa Jurídica é o da sociedade limitada, regida pelos artigos 1052 a 1087 do Código Civil. A sociedade limitada tem como característica:

     

      a.

    A reserva às atividades não empresariais.

      b.

    O capital está relacionado em ações que podem ser transacionadas livremente.

      c.

    A responsabilidade civil pelos negócios jurídicos exclusivamente do sócio.

      d.

    Prestar serviços aos associados. 

      e.

    Via de regra, os sócios não respondem com seu patrimônio pessoal pelas dívidas contraídas pela sociedade.

💡 2 Respostas

User badge image

Ketlin Bilibio

primeira pergunta letra A 

e segunda pergunta letra E

0
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

  a.

o título pode ser livre quando não precisa atender a nenhuma forma própria prescrita em lei, bastando para sua validade a observância dos requisitos legais, como a nota promissória e a letra de câmbio. Está correta, uma vez que são aquelas em que não determinação legal específica em relação à forma, podendo o emitente elaborar o título na forma que melhor lhe aprouver, sempre observando os ditames legais.

  b.

causal, que é emitido para documentar determinados créditos, cuja causa esteja expressamente prevista e autorizada por lei. Exemplo: duplicata. Está correta, uma vez que as causais são aquelas cuja a emissão está vinculada a certa operação prevista em Lei, como por exemplo as duplicatas.

  c.

o título pode consistir numa ordem de pagamento, como o cheque, a letra de câmbio, ou, ainda, a duplicata. Pode ele ser promessa de pagamento, como a nota promissória. Está correta. Sendo a primeira classificação sendo aquela em que o título passa a ser exigível a partir do momento da emissão do título. Já no segundo caso, tem-se a promessa futura do pagamento de determinada quantia ao credor.

  d.

não causal, ou abstrato, significa que pode ser emitido para documentar qualquer espécie de crédito, não importando a causa que lhe deu origem. Exemplos: cheque e nota promissória. Está correta, uma vez que os não casuais são aqueles títulos que independem de causa específica ou previsão legal.

  e.

o título vinculado pode ser ao portador. Isso significa que não possui o nome do beneficiário do título (credor), sendo considerado o portador o seu legítimo possuidor e circula pela simples tradição. Está correta. O título vinculado é aquele que deverá ser emitido com atenção aos padrões legais estabelecidos. Já o "ao portador" é aquele que o possuir do do documento passa a ser o "possuidor" do direito ao crédito, ainda que não conste o nome no documento em si. Assim, a transferência do título se dá por meio da simples troca do documento entre as pessoas.

PERGUNTA 8

a. A reserva às atividades não empresariais. Está errada, uma vez que as sociedades limitadas são sociedades empresárias.

 b. O capital está relacionado em ações que podem ser transacionadas livremente. Está errada, uma vez que a sociedade está dividida em quotas e não em ações.

 c. A responsabilidade civil pelos negócios jurídicos exclusivamente do sócio. Está errada, uma vez que a resposabilidade, via de regra, está limitada às quotas integralizadas.

 d. Prestar serviços aos associados. Está errada, uma vez que as limitadas exploram atividades econômicas latu sensu.

 e. Via de regra, os sócios não respondem com seu patrimônio pessoal pelas dívidas contraídas pela sociedade. Está correta, uma vez que a resposabilidade dos sócios está adstrita às quotas integralizadas, havendo a responsabilidade solidária entre os sócios em relação à integralização total do capital social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais