Buscar

ri

No início do século XIX, o ambiente político na Europa não estava nada bom. Napoleão Bonaparte obrigou os países do continente europeu a participarem do bloqueio comercial que impusera à Inglaterra em sua tentativa de se tornar imperador absoluto do território europeu. Dentre esses países, por ter, como vimos, uma relação comercial forte com a Inglaterra, Portugal protelou a apresentação de sua posição de apoio às ordens napoleônicas.

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta sobre a vinda da família real para o Brasil.

I. As forças francesas se puseram a marchar para Portugal, obrigando a família real e a elite próxima a ela a fugirem rapidamente para o Brasil.

II. Na vinda da família real para o Brasil, aproximadamente 15 mil portugueses (que incluía, entre outros, realeza, nobreza, intelectuais, magistrados e importantes comerciantes) viajaram para o Novo Mundo. 

III. Durante sua vinda para o Brasil, a família real portuguesa contou com a ajuda da marinha britânica.

IV. A vinda da família real está na origem do fim da fase colonial do Brasil.

  A

Apenas as assertivas I e III estão corretas

  B

Apenas as assertivas I e IV estão corretas

  C

Todas as assertivas estão corretas

  D

Apenas as assertivas II e III estão corretas

  E

Apenas as assertivas III e IV estão corretas

💡 6 Respostas

User badge image

Keiti de Oliveira

Letra C, todas as afirmativas estão corretas.

 

Todas as assertivas estão corretas. As forças francesas se puseram a marchar para Portugal, obrigando a família real e a elite próxima a ela a fugir rapidamente para o Brasil. Temos, assim, o motivo que levou aproximadamente 15 mil portugueses (entre outros, realeza, nobreza, intelectuais, magistrados e importantes comerciantes) a realizarem uma longa viagem, com a ajuda da marinha britânica, até o Novo Mundo, de cujas riquezas eles tanto tinham usufruído, sem nunca terem posto sequer os pés em seu solo. Foi assim que se originou o fim da fase colonial do Brasil. 

Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA; João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo 1, adaptado.

1
Dislike0
User badge image

Natasha Martins

C) todas as assertativas estão corretas

0
Dislike0
User badge image

Bruna Hoffmann

letra C (todas estão corretas) é a resposta certa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais