Buscar

Semelhança de Aristoteles e Platao sobre Justiça?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos estudar os aspectos das ideias propostas por Aristóteles e Platão sobre justiça e quais suas implicações.

Primeiramente, temos que a ideia de justiça surgiu para mensurar o quão importante é os cidadãos serem respeitados, recompensados ou punidos por aquilo que é realizado em sociedade, partindo-se sempre de uma visão que foi tendo diversas modificações durante toda a história da humanidade sobre o que seria de fato uma justiça e se ela realmente existe para beneficiar ou trazer algum tipo de prejuízo.

Com isso, dois expoentes da antiguidade, Platão e Aristóteles, foram responsáveis por teses que ainda são discutidas e desenvolvidas. Platão tinha o interesse de sugerir que a justiça era essencial em um mundo ideal para que fosse possível a promoção do bem-estar da pólis, como foi discutido em sua obra “República”. Já Aristóteles, a visão de justiça estava embasada na ordem natural das coisas, visto que a natureza, por possuir uma finalidade, que é a própria justiça, ajudaria aa efetivar a prática social.

Por fim, temos que os dois filósofos, em tese, possuía distintas visões daquilo que se queria obter sobre justiça, a única semelhança era sobre a aplicação desses conceitos no mundo Ocidental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais