Buscar

Qual o o objetivo da arte na Educação Infantil

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As crianças pequenas sentem uma sensação de satisfação emocional quando estão envolvidas na arte, seja modelando com argila, desenhando com giz de cera ou fazendo uma colagem a partir de recados reciclados. Essa satisfação vem do controle que as crianças têm sobre os materiais que usam e a autonomia que elas têm nas decisões que tomam. Decidir o que eles farão e que materiais usarão pode ser a primeira oportunidade que as crianças têm para tomar decisões e decisões independentes.

Fazer arte também constrói a auto-estima das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar o que estão pensando e sentindo. Quando as crianças participam de atividades de arte com os colegas, o feedback que dão um ao outro constrói a auto-estima, ajudando-os a aprender a aceitar críticas e elogios de outras pessoas. Atividades de arte em pequenos grupos também ajudam as crianças a praticar importantes habilidades sociais, como revezar, compartilhar e negociar materiais.

Para crianças muito jovens, fazer arte é uma atividade de exploração sensorial. Eles gostam da sensação de um lápis movendo-se através do papel e vendo uma bolha de tinta colorida crescer. A exploração de materiais é muito importante porque é através da exploração que as crianças constroem um conhecimento dos objetos no mundo ao seu redor.

Atividades centradas na arte também exigem que as crianças tomem decisões e conduzam autoavaliações. Klein descreveu quatro decisões que artistas infantis fazem. Primeiro, eles decidem o que irão retratar em sua arte - uma pessoa, uma árvore, um dragão. Em segundo lugar, eles escolhem a mídia que usarão, o arranjo de objetos em seu trabalho e a perspectiva que os espectadores terão. As crianças decidem em seguida com que rapidez ou com que velocidade eles terminarão seu projeto e, finalmente, como avaliarão sua criação. Na maioria das vezes, as crianças avaliam seu trabalho artístico pensando sobre o que gostam e o que as outras pessoas dizem que é agradável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais