Buscar

Como fazer contas de números racionais ?

💡 3 Respostas

User badge image

Gilson Professor

Operações com números racionais

Adição e Subtração

Para simplificar a escrita, transformamos a adição e subtração em somas algébricas. Eliminamos os parenteses e escrevemos os números um ao lado do outro, da mesma forma como fazemos com os números inteiros.

Exemplo 1: Qual é a soma:

 

Exemplo 2: Calcule o valor da expressão  

Multiplicação e divisão

Na multiplicação de números racionais, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como é mostrado nos exemplos abaixo:

Na divisão de números racionais, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda, como é mostrado no exemplo abaixo:

Potenciação e radiciação

Na potenciação, quando elevamos um número racional a um determinado expoente, estamos elevando o numerador e o denominador a esse expoente, conforme  os exemplos abaixo:

Na radiciação, quando aplicamos a raiz quadrada a um número racional, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador, conforme o exemplo abaixo:

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, tem-se que um número é dito natural quando é maior que zero (positivo) e não possui casas decimais, isto é, números após uma vírgula. Por sua vez, um número é dito inteiro quando não exibe casas decimais, isto é, números após uma vírgula (tratam-se dos naturais e seus simétricos negativos considerando o zero). Já os números racionais são todos aqueles capazes de serem representados na forma de fração. Por fim, os números irracionais são aquele cujos elementos são números decimais que não podem ser resultado da divisão entre dois números inteiros.

Nesse contexto, para realizar operações com números racionais a fim de garantir grande precisão, recomenda-se executar as operações utilizando a fração geratriz do número e não ele exibido na forma decimal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais