Buscar

Qual a importância de se realizar uma estratégia de leitura para uma possível melhora na aprendizagem ?

💡 4 Respostas

User badge image

Silvane

Para um diagnóstico preciso,  é necessário que o professor domine além dos níveis de aquisição da linguagem, as estratégias de leitura.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão, (Duffy & Cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001).

Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão. Nessa abordagem veremos apenas as mais aplicáveis à aquisição da leitura:

• Seleção cognitiva: síntese das ideias principais.

• Estratégias de antecipação: tornam possível prever o que ainda esta por vir. Com base em informações explicitas e em suposições. Se a linguagem não for muito rebuscada e o conteúdo não for muito novo. Nem muito difícil. E possível eliminar letras em cada uma das palavras escritas em um texto. E até mesmo uma palavra a cada cinco outras. Sem que a falta de informações prejudique a compreensão. Além de letras, silabas e palavras. Antecipamos significados. O gênero, o autor, o título e muitos outros índices nos informam o que é possível que encontremos em um texto. Assim, se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada viagem ao céu, é previsível que encontraremos determinados personagens, certas palavras do campo da astronomia e que, certamente alguma travessura acontecerá.

• Estratégia de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência á aquilo que lemos, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui. Às vezes essas inferências se interpretação do texto confirmam, e às vezes não: de qualquer forma, não são adivinhações aleatórias. Além do significado, inferimos também palavras, sílabas ou letras. Boa parte do conteúdo de um texto pode ser antecipada ou inferida em função do contexto: portadores, circunstâncias de aparição ou propriedades de um texto. O contexto, na verdade, contribui decisivamente para a interpretação do texto e, com frequência, até mesmo para inferir a intenção do autor. Não está escrito, porém correto. Permite que o leitor se atenha apenas aos índices úteis. Desprezando os irrelevantes. Ao ler, fazemos isso o tempo todo: nosso celebro sistematiza “q”, pois já sabe que certamente será "u": ou que nem sempre é o caso de se fixar nos artigos, pois o gênero está definido pelo substantivo.

• Estratégias de verificação: tornam possíveis os controles da eficácia ou não das demais estratégias, permitindo confirmar ou não as especulações realizadas. Esse tipo de checagem para confirmar, ou não, a compreensão é inerente à leitura.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele, do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor e do que já sabe sobre a língua e características do gênero, do portador ou do sistema de escrita... Ninguém pode extrair informações do texto decodificando letra por letra, palavra por palavra.

Se você analisar sua própria leitura, vai constatar que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza para ler: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, de recursos para construírem significados: sem elas, não é possível alcançar rapidez e proficiência.

Uma estratégia de leitura é um amplo esquema de obter, avaliar e utilizar informações. Há estratégias de seleção, de antecipação, de inferência e de verificação.

Utilizamos todas as estratégias de leitura, mais ou menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso. Só nos damos conta do que estamos fazendo se formos analisar com cuidado nosso processo de leitura, como estamos fazendo ao longo desse texto. Ler não é um ato mecânico, e sim um processo ativo. A mente filtra as informações recebidas, interpreta essas informações e seleciona aquelas que são consideradas relevantes. O que se fixa em nossa mente é o significado geral do texto.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Aprender a ler e a escrever é uma habilidade básica que, infelizmente, nem todos adquirem o suficiente. A falta de professores e o tempo na escola são algumas das razões, mas, além disso, o enorme aumento nas atividades informacionais devido à Internet e outras oportunidades possibilitadas pela tecnologia da informação tornou as habilidades de alfabetização cada vez mais importantes para cada vez mais pessoas. Isso significa que a alfabetização deve ser melhorada, para que mais crianças no mundo tenham melhores chances.

Ler e escrever são atividades sociais culturalmente definidas. Há sempre propósitos e relações subjacentes, os textos não são neutros. Aprendemos a ler e escrever através das relações sociais, com pais, professores, amigos, mídia etc. A visão de si é construída por práticas de leitura institucionalizadas. Textos sempre representam valores e visualizações.

O “Modelo de quatro recursos de alfabetização” ( Luke e Peter, 1997 ) especifica um conjunto de práticas das quais as crianças precisam participar para se transformar em bons leitores;

•Quebrando o código de textos escritos;

•Participar na compreensão e composição de textos escritos, visuais e falados com significado;

• Usando textos funcionalmente;

• Analisando criticamente e transformando textos.

1
Dislike0
User badge image

Nadja Campelo

Obrigada
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais