Buscar

Como é a renovação do colágeno?

💡 4 Respostas

User badge image

Leticia M. Oliveira

para essa reposição ser perfeita é necessário uma boa alimentação e até uma  suplementação com ingestão de colágeno dependendo da idade. Mas o maior segredo é evitar o açúcar porque quando você come doces corta o fibroplasto  prejudicando a renovação do colágeno deixando sua pele envelhecida.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A molécula de colágeno é uma glicoproteína composta por cadeias helicoidais de aproximadamente 1000 aminoácidos cada, chamadas de cadeias alfa. Ela é produzida por células como, por exemplo, os fibroblastos no caso do tecido conjuntivo.

Dentro da célula, no núcleo, ocorre a formação do RNAm de cada uma das cadeias com alguns peptídeos adicionais e grupamentos carboxila e amina nas extremidades, afim de evitar com que a molécula de colágeno tome a forma de fibrila dentro da célula. Logo em seguida a molécula é enviada para dentro do reticulo endoplasmático rugoso, onde recebe o nome de pré-procolagéno.

Dentro do reticulo endoplasmático rugoso ocorre a hidroxilização de prolina e lisina com o uso de um cofator, o ácido ascórbico. Em seguida ocorre a glicosilação, onde as moléculas de hidroxilisina são retiradas, permitindo a formação de pontes de hidrogênio, dando a molécula de pré-procolágeno um formato de tríplice hélice. A partir daqui passa a se chamar prócolágeno. E assim as moléculas de procolágeno serão enviadas ao complexo de Golgi onde serão empacotadas e enviadas para o meio extracelular, onde a enzima procolágeno peptidase vai quebrar os peptídeos de registro e formar a molécula de tropocolágeno, que junto a outras moléculas de tropocolágeno vão formar as fibrilas.

0
Dislike0
User badge image

Vilenilce Gonçalves

A renovação do colágeno em geral é muito lenta, sendo que no tecido conjuntivo frouxo se renova mais

rápido e o ligamento periodontal apresenta alta taxa de renovação do colágeno. Sua degradação se dá

pela colagenase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais