Como ocorre a contração muscular, segundo a teoria do filamento deslizante ?
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
As centenas de músculos que constituem o corpo humano além de auxiliar no movimento, torna o esqueleto estável e preenche o corpo, ligando os ossos com o sistema nervoso.
Nesse contexto, a contração acontece através de impulsos elétricos enviados pelo sistema nervoso central através dos nervos que, por sua vez, torna possível a entrada de sódio no músculo e a saída do potássio, liberando cálcio e causando o deslizamento das células proteicas de actina e miosina. A figura abaixo exibe um exemplo de contração muscular.
Exemplo de contração muscular. Fonte: Ciência do Treinamento. Acesso 4 jul. 2019.
Vale ressaltar que o tecido muscular é importante para a movimentação e estabilização do corpo, para a produção de calor e para regular o volume dos órgãos.
Erika Amaral
Há mais de um mês
Quando o estimulo nervoso chega a placa motora desencadeia um potencial de ação que percorre os túbulos transversos até o interior da fibra muscular onde ativiará a liberação de cálcio. O cálcio irá se ligar o troponina que se soltará da tropomiosina que por sua vez deixará exposto o sítio ativo da actina. Com isso a actina se liga a miosina e relizam a contração muscular.
valquiria lima
Há mais de um mês
de actina a e miosina desliza uns sobre os outros e o resultado e contração muscular.