Buscar

Como ocorre a contração muscular, segundo a teoria do filamento deslizante ?

💡 4 Respostas

User badge image

Erika Amaral

Quando o estimulo nervoso chega a placa motora desencadeia um potencial de ação que percorre os túbulos transversos até o interior da fibra muscular onde ativiará a liberação de cálcio. O cálcio irá se ligar o troponina que se soltará da tropomiosina que por sua vez deixará exposto o sítio ativo da actina. Com isso a actina se liga a miosina e relizam a contração muscular.

2
Dislike0
User badge image

valquiria lima

de actina a e  miosina desliza uns sobre os outros e o resultado e contração muscular.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os músculos tratam-se de tecidos do corpo humano que têm por função a contração e a distensão das células para possibilitar os movimentos.

As centenas de músculos que constituem o corpo humano além de auxiliar no movimento, torna o esqueleto estável e preenche o corpo, ligando os ossos com o sistema nervoso.

Nesse contexto, a contração acontece através de impulsos elétricos enviados pelo sistema nervoso central através dos nervos que, por sua vez, torna possível a entrada de sódio no músculo e a saída do potássio, liberando cálcio e causando o deslizamento das células proteicas de actina e miosina. A figura abaixo exibe um exemplo de contração muscular.


Exemplo de contração muscular. Fonte: Ciência do Treinamento. Acesso 4 jul. 2019.

Vale ressaltar que o tecido muscular é importante para a movimentação e estabilização do corpo, para a produção de calor e para regular o volume dos órgãos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais