Buscar

com que fundamento o município de Olinda continua cobrando o foro anual e laudemio

💡 1 Resposta

User badge image

Juliana Alves

O Foral de Olinda

A comparação entre os procedimentos adotados nos forais pelos "concelhos" portugueses e o de Olinda, não nos diz muito, devido à adaptações administrativas que necessariamente ocorreram .

O Foral de Olinda, não possui a forma tradicional dos forais portugueses. Apresenta- se como uma carta de doação, não existindo no seu conteúdo: as normas judiciais e penais as diretrizes fiscais os limites da jurisdição (termo da vila).

Este documento confere à povoação de Olinda o título de vila e estabelece um amplo patrimônio para o "concelho". O Foral de 1537, chega até os dias atuais legitimado, com força de lei, devido ao processo histórico, aos procedimentos administrativos e jurídicos adotados.

 

OBS:

As cartas de doação e a carta foral (ou foral):

Foram leis que regularizavam a posse e os direitos dos donatários sobre as Capitanias Hereditárias no início da colonização portuguesa no Brasil. A Carta de Doação era o documento que comprovava a doação de uma Capitania Hereditária a um donatário pela Coroa Portuguesa.  A Carta Foral era o documento que regulamentava os direitos e deveres dos donatários sobre a Capitania que recebiam. Dentre eles, a proibição de revendê-la, a de explorar nela o pau-brasil. Caso fosse encontrado metal precioso, a maior parte deles ficaria com a Coroa. Entre os direitos, ao donatário ficaria o de administrar, o de cuidar da justiça e de doar de sesmarias.  Povoar, fundar vilas eram obrigações dos donatários sobre as Capitanias Hereditárias. 
 

Significado de concelho

Concelhos é o plural de concelho. O mesmo que: cidades, consílios, distritos, municipalidades.

[Portugal] Seção administrativa ou parte de um distrito; reunião daqueles que residem nessa porção territorial: Concelho do Porto.Municipalidade; órgãos administrativos e/ou governamentais que fazem parte dessa porção territorial; o local onde está instalada essa municipalidade.

[Por Extensão] Consílio; reunião de pessoas que julgavam determinado assunto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais