Buscar

Qual a relevância prática da distinção entre bens fungíveis e infungíveis?

💡 3 Respostas

User badge image

Jana Ferreira

A distinção é importante na prática para os contratos de mútuo e comodato que tem como  elemento diferenciador a natureza fungível ou infungível das coisas. Para simplificar o contrato de comodato só acontece com bens infungíveis e o mútuo com bens fungíves.

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Aline Cavalcanti

Fungíveis ou Infungíveis:essa classificação possui inúmeras importâncias práticas, como, por exemplo, se um bem é fungível, sobre ele recairá o mútuo, ao passo que, se infungível, sobre ele recairá o comodato. Vejamos as principais características de cada um deles:

Fungíveis: são bens móveis que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade, ou seja, podem ser determinados por peso, número ou medida. O Código Civil os define em seu artigo 85, como sendo "fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade", como dinheiro, ovos etc. Seu empréstimo chama-se mútuo. Em regra, ele somente abrange bens móveis, porém, excepcionalmente podem englobar imóveis. 

Infungíveis: são bens que não podem ser substituídas por outros em virtude de uma característica própria que tenham, que o torne individual, como um quadro, por exemplo. Seu empréstimo chama-se comodato.

A fungibilidade, portanto, é relativa, posto que não resulta apenas da vontade da Lei, podendo, por vezes, resultar da vontade humana. Assim, determinado bem pode ser fungível até que lhe seja atribuída determinada característica específica. Por exemplo, um relógio pode ser um bem fungível, você entrega para uma pessoa e ela pode te devolver outro igual, porém, caso o relógio seja de uma marca ou modelo específico ele não poderá ser substituído, por possuir características próprias que somente nele são encontradas.

A fungibilidade pode existir tanto nas obrigações de dar como nas de fazer. Assim, se um serviço puder ser realizado por qualquer pessoa ele será fungível, como, por exemplo, a lavagem de um carro - não importa quem vá fazer o serviço, o importante é que o carro seja lavado, não importando a pessoa do lavador, posto que esse pode ser substituído a qualquer momento. Porém, se um pintor é contratado para pintar uma tela pelas suas características pessoais como artista, ele não poderá ser substituído por outra pessoa, ainda que este venha a ser um artista melhor do que ele. Isso se dá porque essa obrigação é infungível, também chamada de intuitu personae, ou seja, aquele pintor somente foi contratado em virtude das qualidades pessoais que possui.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A classificação de bens em fungíveis ou infungíveis é importante porque, na prática, por exemplo, se um bem é fungível, será objeto de contrato de mútuo, em contrapartida, se infungível, será objeto de comodato.

São fungíveis, em regra, os bens móveis que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Assim, poderão ser definidos por medida, peso ou número. São exemplos o dinheiro, ovos etc. Seu empréstimo chama-se mútuo. 

Já os bens infungíveis não podem ser substituídos por outros em virtude de suas características singulares, como um quadro, por exemplo. Seu empréstimo chama-se comodato.

Desta forma, na prática, um objeto definido em lei como fungível poderá ser transformado em infungível quando de uma marca ou modelo específico, como por exemplo, um relógio com valor e características próprias.

O mesmo pode acontecer nas relações decorrentes das obrigações de fazer. Como, por exemplo, o pintor que é contratado para pintar tela por ser um artista renomado e, portanto, naquele caso, insubstituível a prestação do seu serviço, o que torna tal obrigação infungível ou intuitu personae.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais