Buscar

Qual é a diferença entre Microbiota residente e transitória?

💡 8 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A pele consiste no revestimento indispensável à vida, pois isola componentes orgânicos do meio exterior, impede a ação de agentes externos de qualquer natureza, evita perda de água, eletrólitos e outras substâncias do meio interno, oferece proteção imunológica, faz termo-regulação, propicia a percepção e tem função secretória. Não obstante a pele é colonizada por fungos e bactérias cuja concentração por metro quadrado varia conforme a localização.

A microbiota transitória, também conhecida como microbiota contaminante, não colonizadora da pele, pode ser definida como a de microrganismos isolados da pele. Resulta do contato da pele com o ambiente (objeto ou outras pessoas), e facilmente transferida para outros indivíduos. A microbiota transitória sobrevive na pele por curto período de tempo e é removida pelo suor ou eliminada pelos mecanismos anti-infecciosos locais e pelos procedimentos de limpeza.

A microbiota residente são microrganismos persistentemente isolados na pele da maioria das pessoas e constituída por aqueles que conseguem aderir, sobreviver e colonizar a superfície das células epiteliais. Esses microrganismos multiplicam-se em perfeito equilíbrio com os mecanismos anti-infecciosos locais do hospedeiro, constituindo, portanto, a população estável que só pode ser removida parcial e temporariamente pela descamação celular natural ou forçada por procedimentos de degermação e/ ou anti-sepsia.

A diferença entre microbiota transitória e microbiota residente é que a primeira não coloniza a pele, mas por ventura podem vir estar presente na pele. São decorrentes do contato do indivíduo com o ambiente. Enquanto que a segunda é colonizadora da pele desenvolvendo uma relação simbiótica com o hospedeiro.

A pele é um órgão responsável por diversas funções vitais para o organismo tais como regulação térmica , proteção e controle da perda de agua e eletrólitos. Ademais, a pele é caracterizada por apresentar uma microbiota residente* (cuja a concentração de microrganismos varia conforme o local do corpo) e *uma microbiota transitória (decorrente da interação com o ambiente).

10
Dislike0
User badge image

Alexandra Aparecida Rosário Silva

A microbiota residente é aquela que vive e se multiplica no organismo. Estes microorganismos, apesar de terem certa virulência, não produzem doenças, sendo bastante úteis ao estimularem o sistema imunológico.

Já a microbiota transitória se caracteriza como organismos que sobrevivem na superfície da pele, seja atrelado à sujeira ou oleosidades da pele. Este tipo de microorganismo apresenta alta capacidade de gerar patologias quando o organismo do indivíduo se encontra debilitado.

Vale ressaltar que enquanto o a microbiota transitória consegue ser eliminada com a lavagem de mãos realizada da forma correta, a eliminação da microbiota residente se dá apenas com o uso de antissépticos cirúrgicos. 

7
Dislike0
User badge image

Diego Santos

A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.

A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada, tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex:Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex:Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.


Fonte: http://limpezasales.com.br/higienizacao-das-maos/ acesso em 31/05/2020

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais