Buscar

Definição de atos da administração e atos administrativos, qual o grau de abrangência?

💡 2 Respostas

User badge image

Bru S

A Administração exterioriza a sua vontade de várias maneiras, praticando atos que são regidos ora pelo direito público ora pelo direito privado, todos incluídos no gênero atos da Administração. Contudo, os atos administrativos são realizados pela Administração atuando com supremacia em relação ao particular e sob o regime de direito público. Desse modo, os atos privados (regidos pelo direito privado + igualdade de condições com o particular), os atos políticos (grande carga política + diretrizes de gestão do Estado) e os atos de fato (mera execução) são atos da Administração, mas não são considerados atos administrativos.

 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Ato da administração é qualquer ato praticado pela administração pública; é gênero do qual o ato administrativo é espécie.

Os atos da administração incluem:

  • Atos administrativos propriamente ditos;
  • Atos da administração pública regidos pelo direito privado;
  • Atos materiais praticados pela administração pública;
  • Atos Políticos ou de Governo.

Segundo Hely Lopes Meirelles, “Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria”.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais