Buscar

. Logo após uma refeição abundante em carboidratos, o que acontece com os níveis de lipídios e proteínas no organismo? Explique

💡 4 Respostas

User badge image

Lorenna Jung

Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis.   
Carboidratos consumidos em quantidade insuficiente podem resultar em hipoglicemia, irritabilidade, emagrecimento exagerado, desnutrição, fadiga, depressão, etc.  Tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais

2
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Esses elementos são definidos como nutrientes, que são as substâncias que constituem os alimentos e se dividem em: macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Como principal característica dos lipídios, temos a insolubilidade em água e a solubilidade em determinados solventes orgânicos e, portanto, não possuem afinidade com moléculas polares como a água (hidrofobia).

O consumo de carboidratos nas refeições está ligado à manutenção da glicemia e à liberação dos hormônios pancreáticos (insulina e glucagon). A falta de glicose no organismo pode causar hipoglicemia (do jejum ou reativa), entretanto, o seu excesso provoca obesidade.

Falando das proteínas, elas atuam como formadoras de hormônios, enzimas e anticorpos. Quando as proteínas são digeridas nas refeições, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais