explique qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma organização.

Questão A

A tragédia de Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019, expõem uma fragilidade da Responsabilidade Social Corporativa adotada pela empresa Vale. Leia o trecho da reportagem a seguir.

“...Aqui é preciso revisitar a história da empresa e resgatar um conceito que anda perdido, mas não devia. A Responsabilidade Social Corporativa já deu lucros à Vale. De 2011 a 2015, ela figurou na composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que aponta as empresas consideradas líderes mundiais em sustentabilidade empresarial, baseando-se em critérios econômicos, ambientais e analisando a performance social da empresa. Em 2016, porém, por causa da tragédia de Mariana, a Vale ficou fora do ISE. E nunca mais foi listada. Não foi a única empresa que abusou da propaganda e se esqueceu de levar a sério as propostas, os indicadores que deveriam ser seguidos seriamente para fazer valer o rótulo. Outras tantas também o fizeram. Consequência disso é que o conceito anda em desuso, desacreditado por muitos. A Responsabilidade Social Corporativa começou a entrar forte no Brasil no final do século passado e tinha um nobre objetivo: atrair empresas para mudar paradigmas de produção e ter um olhar cuidadoso ao meio ambiente, ao social, buscando uma economia mais igualitária...”

(fonte:https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/post/2019/02/01/brumadinho-expoe-fragilidade-do-conceito-de-responsabilidade-social-corporativa.ghtml)

Disciplina:Ética e Responsabilidade Social1.519 materiais