Buscar

Explique o que é emenda constitucional e mutação constitucional e apresente a diferença entre ambas .

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Sousa

 é uma alteração feita em determinado texto específico presente na Constituição de um Estado, alterando as bases da lei em determinada matéria, a mutação contitucional é a forma pela qual o poder constituinte difuso se manifesta. É forma de alteração do sentido do texto maior, sem, todavia afetar-lhe a letra. Trata-se de uma alteração do significado do texto, que é adaptado conforme a nova realidade na qual a constituição está inserida.

1
Dislike0
User badge image

Raphael Sanson

Emenda constitucional é uma alteração feita em determinado texto específico presente na Constituição (pode ser Federal ou Estadual). Como se fosse uma anexação de norma nova. A mutação é quando a letra da lei continua a mesma, mas o entendimento do que significa aquilo é modificado. Hoje pode haver um entendimento quanto à uma artigo específico, e após alguns anos o entendimento do STF pode mudar o sentido e alterar. Ex: hoje prisão em 2 instancia está permitido por entendimento do STF. É possível que haja mutação para entendimento contrário em breve. 

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Emenda Constitucional é manifestação do poder constituinte derivado, incumbido-lhe, por meio de reforma, alterar o texto constitucional, seguindo as regras impostas pelo poder constiuinte originário, caracterizando-se por ser um poder instituído, limitado e juridicamente condicionado.

Enquanto as emendas contitucionais se caracterizam pela formalidade, a mutação constitucional se manifesta através de processos informais de modificação do conteúdo da Constituição sem que lhe seja alterado o texto. Envolve, portanto, um aspecto interpretativo e evidencia uma relação de descompasso entre o texto constitucional e a realidade social. É o que a doutrina sinaliza como uma "mudança do contexto, mas sem mudar o texto".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais