Buscar

Definição de metabolismo, catabolismo, anabolismo, reações endergônicas e exergônicas, reações de oxidação e redução.

💡 5 Respostas

User badge image

Vinicius Augusto

metabolismo é o conjunto de reações por meio das quais a célula consegue manter seu pleno funcionamento.

catabolismo é a quebra de moléculas grandes em outras menores, como por exemplo respiração (quebra glicose em co2 e agua)

anabolismo é o contrário de catabolismo, exemplo síntese de ácido graxo, onde vários acetil-coa (2 carbonos) formam palmitato (16 carbonos)

reações endergônicas são aquelas que consomem energia livre, ou seja, possuem delta g positivo

reações exergônicas são o contrário da endergonica, delta g negativo

oxidação é perder elétron (na maioria das reações bioquimicas pode ser entendido como perder hidrogênio)
redução é ganhar elétron (na maioria das reações bioquimicas pode ser entendido como ganhar hidrogênio)

Sempre que um corpo oxida, há a redução de outro, e vice-versa

0
Dislike0
User badge image

Maria Helena

Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. 

Catabolismo é a fase do metabolismo em que ocorre a degradação pelo organismo das macromoléculas nutritivas, com liberação de energia. Anabolismo é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples. Alguns exemplos são a produção de açúcares pelas plantas a partir da fotossíntese e a síntese proteica. O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo.

Reações exergônicas (catabolismo) que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos; Reações endergônicas (anabolismo) que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes.

A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons, já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Metabolismo pode ser entendido como sendo o conjunto de reações químicas existentes no organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas dos seres vivos. Podemos classificar as reações como sendo de anabolismo ou catabolismo.

As reações de anabolismo correspondem aos processos de síntese de biomoléculas que serão utilizadas na produção de novas substâncias necessárias para o organismo. Em contrapartida, as reações de catabolismo correspondem aos processos de degradação de macromoléculas em busca de obter energia para as atividades do organismo.

Portanto, metabolismo é o conjunto dos processos bioquímicos que o organismo necessita para funcionar de forma adequada. Dentre esses processos, podemos encontrar processos de síntese de biomoléculas (anabolismo) e processos de degradação de macromoléculas (catabolismo).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais